Exames médicos em crianças - cuidado para não traumatizar o seu filho(a) para o resto da vida

Às vezes estamos tão preocupados com a saúde dos nossos filhos e com tanto medo da situação que não paramos para pensar no problema psicológico que pode-se estar sendo criando para o resto da vida da criança. O que nos parece um simples exame, aos olhos da criança pode ser algo dolorosamente assustador, a ponto de não entender como os próprios pais lhe permitem passar por tal situação.
Vi este link para um texto publicado no Blog "Escreva Lola", na página do Facebook de um estudante de Medicina, chamando a atenção dos colegas para a necessidade de se ter cuidado com o aspecto psicológico no atendimento. Talvez para médicos e enfermeiros que estão ali num hospital, acostumadíssimos com tudo aquilo, nem passe pela cabeça que para a criança aquela situação é constrangedora, humilhante e que vai prejudicá-la para toda vida, apesar de muitas vezes lhe aumentar a sobrevida. Claro que em determinadas circunstâncias, onde há risco de morte, pode não haver tempo para esses cuidados, mas no geral muitos absurdos acontecem sem que os adultos entendam a visão da criança e demostrem respeito.
Então mamães e papais, temos que ficar alertas e vigilantes para que esse tipo de coisa não aconteça. E buscar conversar com os médicos sobre isso, sempre que necessário. 
Um BOM médico sabe atender o paciente, principalmente a criança, humanitariamente. Se ele não for capaz disso, NÃO é um bom médico. Melhor mudar o quanto antes, registrar sua queixa e divulgar o ocorrido para que outras crianças não se tornem vítimas da comercialização da saúde que, infelizmente, impera nos dias de hoje.
Leia o relato citado em: QUANDO O DESCASO MÉDICO VIRA ABUSO

Comentários

Postagens mais visitadas