Como escolher o calçado certo para o seu filho

Gente, comprar sapato pra criança é uma tarefa complicada. Quando são pequenininhos não querem parar para calçar e quando o fazem, a gente (pelo menos eu e meu marido) achávamos que apertando a frente e tendo um espaço confortável para o dedão, era indicativo de que o tamanho estava certo. Me lembro da minha mãe me ajudando a comprar sapatos quando era criança e fazia isso! Mas comecei a ver que tinha alguma coisa errada com essa forma arcaica de "medir" o sapato no pé. Fui procurar e estava certa, ou melhor estava erradíssima!
Não é assim com "um dedinho" na frente do dedão, apertando o calçado que se sabe que é a numeração correta.
Abaixo, vou colocar parte do texto de dois sites que encontrei as melhores explicações. Se quiser saber mais informações acesse o link.
O site Passo-a-passo, é especializado em divulgar orientações técnicas para a produção de calçados. Para as mamães com raciocínio científico dominante, nada melhor do que ver "como a coisa realmente funciona" para crer que vai escolher o calçado correto.
O outro site, Calçado desportivo só é possível ver o arquivo armazenado do Google.
Veja o artigo do site Passo-a-passo:

"O CALCE PERFEITO DO CALÇADO PARA CRIANÇAS.
Le Centre Technique Cuir Chaussures Maroquinerie (CTCCM) de Lyon, França publicou o mais recente estudo sobre o calçado infantil dedicado à adequação do calçado para crianças até sete anos de idade, aos pés em desenvolvimento.
Há três aspectos a considerar sobre o calçado de crianças:
- Deve ser esteticamente agradável,
- Deve oferecer suporte adequado pelo calce e tamanho,
- Deve atender aos aspectos morfológicos e ao pé individual.

Pelo tamanho dos pés, as crianças são divididas em três grupos de tamanhos, de 16 – 23, de 24 – 27 e de 28 – 30. Cada tamanho corresponde á um ponto francês, ou sejam 6,66 mm. Assim o tamanho 20, por exemplo, representa o comprimento de 13,3 cm (133,2 mm). Até a idade de cinco a sete anos, não há diferença entre os pés de meninos e de meninas. Após esta idade os pés dos meninos começam a ganhar um volume maior.
Especificações para calçados de criança:
O período mais sensível no desenvolvimento do pé é a idade entre 9 a 12 meses, quando a criança começa a andar. Esta sensibilidade permite á criança a coleta das informações sobre a estabilidade, equilíbrio e deslocamento, necessárias para o ato de andar. Por este motivo o calçado não deve, de modo algum, restringir o desenvolvimento do pé.
Para as crianças de 1 a 3 anos, quando o pé cresce, mas os ossos ainda são calcificados só parcialmente, o calçado não deve restringir este crescimento, embora deve ser suficientemente firme para proteger os ossos salientes do tornozelo.
Nesta idade, a criança deve calçar calçado estruturado, que a auxilie encontrar o equilíbrio e oferecer certa firmeza no deslocamento.
É interessante notar, que pouquíssimas crianças nascem com algum defeito nos membros inferiores, mas menos de 40 % de adultos tem pés sadios. Isso se deve principalmente ao uso de calçado inadequado na idade juvenil.
Recomendações para a idade de 1 a 3 anos (tamanhos 18 a 23):
Os calçados para estas idades deveriam ser do tipo botinha, até a altura do tornozelo para oferecer um suporte adequado.
Comprimento – não deve prejudicar o crescimento do pé. É recomendável um acréscimo de 7 a 10 mm de espaço livre no bico. Não mais que isso, porque isto deslocaria o ponto de flexão do calçado em relação á junta do metatarso.
Bico do calçado – crianças pequenas têm, em geral, o dedão de tamanho maior, o que as ajuda no equilíbrio. É necessário assegurar bastante espaço para ele, para que os dedos não sejam amontoados, o que poderia levar ás anomalias, como as unhas “encravadas”. Na área da junção dos ossos de dedos com os de metatarso, em hipótese alguma a área pode ser menos que a média dos pés normais estabelecida em tabelas próprias.
Parte traseira – deve obedecer ás medidas da tabela para cada tamanho. CTCCM atualizou as tabelas existentes e adaptou-as ao desenvolvimento dos pés das crianças da nossa época.
Forma do salto – para distribuir corretamente o peso e oferecer estabilidade é recomendada a largura de 45 mm na relação com a parte traseira.
Entrada do pé – deve obedecer á linha natural de entrada entre a frente e a parte traseira de calçado com tolerância de 5 – 8 mm. Esta parte deve ser bem ajustada para oferecer o suporte ao arco. Atenção: de modo algum deve suspender e suportar o arco do pé!
Relevo da sola – uma tolerância máxima de 3 mm é aceita no sentido longitudinal, para evitar instabilidade, quando a criança está apreendendo a se equilibrar.
Recomendações para idade de 3 a 5 anos (tamanhos 24 – 27):
Em comparação com o primeiro grupo de crianças, as crianças nesta idade são muito mais dinâmicas. Torna-se necessário respeitar o fato de que o pé continua com seu desenvolvimento, mas a altura do calçado pode ser mais baixa do que o foi para o grupo anterior.
Comprimento - deve ser igual ou um pouco maior que o tamanho específico.
Bico do calçado - assim como no grupo anterior, deve oferecer bastante espaço, para os dedos não serem forçados a se sobrepor, para evitar unhas “encravadas”. A altura da forma sobre a qual é montado o calçado, é medida de acordo com as tabelas atualizadas, para permitir um espaço suficiente para estrutura do pé na junção dos ossos dos dedos com os do metatarso.
Parte traseira - deve obedecer á medida da tabela de circunferência e de altura.
Entrada do pé – deve obedecer ao arco natural do pé, com tolerância de 5 mm na parte da frente e de trás.
Relevo da sola – sem prejudicar o desenvolvimento e movimentos do pé, a sola pode ter um acréscimo de 4 – 6 mm na frente e de 5 – 8 mm atrás.
Recomendações para a idade de 5 a 7 anos (tamanhos 27 – 33):
O pé está ficando mais estruturado e definido. Está ganhando em flexibilidade e arco começa a se formar alongando o pé em algo como 5 mm. O calçado começa a parecer mais com o dos adultos e é nessa idade que começa a ficar aparente a diferença entre os pés de meninos e de meninas e fica evidente a necessidade de ter calçado específico para cada sexo.
Os pés das meninas se definem mais depressa que os dos meninos e é nesta idade onde devem começar a ser produzidos os calçados para meninas sobre formas mais finas e com saltos mais acentuados, embora ainda baixos.
Recomendações do CTCCM para calçados de tamanhos 27 – 33:
Para grupo desta idade dever-se-ia considerar a numeração diferenciada para cada sexo . (Na Europa, como no Brasil esta diferenciação não existe. Existe nos E. U. da América.) Esta diferença é mais acentuada na largura do pé (condição anatômica) e na altura do salto (condicionada pela moda). A partir desta idade, as solicitações sobre o calçado são quase iguais ás solicitações dos adultos.
Além daquilo o que CTCCM sugere, cabe observar que na numeração americana esta diferença de numeração existe há cem anos e temos distinção entre “Boys” e “Misses” onde 12 ½ Boys é igual á 1 de Misses (numeração americana). O tamanho 1 de Boys é 13 mm maior do que o tamanho 1 de Misses, praticamente dois pontos franceses.
Alguns fabricantes brasileiros de formas não consideram a numeração de formas com muito rigor, e nem os industriais calçadistas, com poucas exceções, prestam devida atenção ao aperfeiçoamento de formas no sentido anatômico.
A atualização das tabelas é necessária, porque é evidente, que os pés das gerações mais novas são maiores e mais volumosos. A última tabela científicamente elaborada foi a alemã AKA 64, de 1964, que hoje ainda é usada, porém, com bastante tolerância.
No Brasil nunca foi feito um levantamento similar, o qual encontraria muitas dificuldades para chegar a um denominador comum, devido á diferenças étnicas entre diversas regiões. Os pés dos sulistas diferem substancialmente dos pés dos nordestinos, o que deve valer igualmente para os pés das crianças. Quem sabe, no futuro, alguém se decide patrocinar um trabalho neste sentido?

Zdenek Pracuch"

Agora do site  Calçado desportivo:

 " É frequente os pais preocupam-se com os dentes, com os olhos, e a maioria das outras partes do corpo dos seus filhos, mas não se preocuparem muito com os pés.
Os problemas nos pés de um adulto podem ter origem na infância, tendo atenção ao acomodar o calçado de criança podemos minimizar o risco de futuros problemas.
A maioria de crianças aprendem andar aproximadamente na época de seu primeiro aniversário, embora algumas aprendam meses mais cedo ou mais tarde.
Quando a criança começa a andar, os pais podem ter as primeiras perguntas sobre que sapatos usar. Uma criança em crescimento necessitará de sapatos novos com muita frequência.

Ao comprar calçado para uma criança devemo ter em conta os seguintes fatores:
  • A acmodação
  • Construção dos sapatos
  • Qual o tipo de sapato apropriado para a idade da criança?
Preste a atenção ao comprimento apropriado, à largura e à profundidade do sapato ao comprar sapatos para uma criança.
Os sapatos mal acomodados podem causar problemas do dedo do pé, unhas encravadas, dedos do pé do martelo/ garra, calos e joanetes. Os pés das crianças crescem de uma forma irregular e requerem sapatos novos cada três a quatro meses.
A maioria dos bebés de idade avançada (16 meses da idade) cresce mais de um tamanho em dois meses. As crianças de idade 16 a 24 meses crescem uma média de um tamanho cada três meses. A criança de 24 a 36 meses de idade, cresce aproximadamente um tamanho, cada quatro meses, e crianças com 3 anos de idade cresce meio tamanho, cada quatro a seis meses.
 
Como infelizmente a largura não é uma possibilidade oferecida pelos fabricantes de calçado europeus, a forma de garantir controle sobre a pressão a exercer nas laterais da criança é evitar sapatos sem atacadores/cordões ou com um fecho único em tira tipo cinto, se optar por sapatos de atacadores /cordões conseguirá regular a pressão a exercer sobre os pés da criança.
Deve examinar a profundidade do sapato para certificar-se que a caixa dos dedos (cobertura dos dedos) não pressiona nos dedos do pé ou nas unhas. Procure sapatos com as caixas dos dedos arredondadas para dar aos dedos do pé liberdade de movimentos.
 

Os sapatos são construídos por quatro partes: a gáspea (parte superior), a palmilha, a sola exterior, e o contraforte.
Parte superior:

A parte superior do sapato de criança deve ser feita do couro, da lona, ou de materiais mais recentes como o nylon. Os pés das crianças suam de uma forma extrema, e a parte superior dos sapatos deve ser feita de materiais respiráveis. O couro ou a lona permitem que o pé respire. Evite os materiais, pouco respiráveis tal como o PVC.

Certifique-se que a palmilha é feita em material respirável. Poderá procurar palmilhas acolchoados. A maioria de crianças não necessita de qualquer apoio especial para a arcada. Todos os bebes com menos de 16 meses possuem os pés planos ("raso/chato") e apenas desenvolvem as arcadas dos pés por volta dos 6 a 8 anos.

 Sola:
A sola exterior fornece a tração, amortecimento, e a flexibilidade aos sapatos. Algumas solas são demasiado grossas, inflexíveis ou agarram o chão em demasia, podendo causar quedas, devendo ser por isso evitadas.
   
Contraforte:
O contraforte deve ser firme o suficiente para oferecer apoio medial/lateral dos pés da criança, sem no entanto ser demasiado rígido.

Salto:

As crianças não necessitam os saltos nos sapatos. As solas lisas facilitam a caminhada. As crianças mais velhas podem usar sapatas com saltos, mas não devem ser demasiado elevados (maior do que um centímetro) maiores que isso poderá fazer com que o pé deslize para a frente, forçando os dedos do pé contra os sapatos.
Os sapatos apropriados segunda a idade da criança
Sapatos Pre-caminhada:
Existem determinados tipos de sapatos apropriados para a idade de cada criança
Os bebés recém nascidos e que gatinhem, não necessitam sapatos. Necessitam apenas de botinhas flexíveis, meias espaçosas e quentes para manter os pés quentes e expulsar o suor, ou sapatos pré caminhada que não estabilizem demasiado os pés. Estes sapatos devem ser flexíveis e não oferecer demasiado apoio, e é muito importante que o sapato possua um formato largo e redondo como o pé da criança.
A criança pode e deve andar descalça em ambientes protegidos tal como dentro de casa.
Sapatos para bebés:
Os sapatos para bebés, dos 9 meses a 3 anos, devem permitir que o pé respire uma vez que os seus pés suam bastante. Evite os materiais sintéticos que não respirem.
Para bebés 9 a 18 meses, escolha uns sapatos mais subidos como uma bota ou meia bota, que acomoda melhor do que um sapato baixo.
A sola do sapato deve ser lisa como a palma de sua mão. Uma sola lisa significa menos fricção, assim o sapato não agarrará ao soalho, diminuindo a possibilidade que a criança caia. Escolha um sapato leve, uma vez que as crianças usam muita da energia para caminhar nesta idade. Os bebés podem e devem andar descalços num ambiente protegido tal como dentro de casa.  

O estilo e a acomodação são importantes para as crianças em idade escolar. Nesta idade, podem escolher de uma variedade de opções incluindo; sapatos, sandálias, calçado desportivo, etc.
Procure calçado com boa relação preço/qualidade, flexíveis e respiráveis, que permitem espaço para o crescimento. Se você tiver a dificuldade em encontrar calçado que acomode corretamente, ou se a criança desenvolver calos, dedos enrolados, ou outros problemas do pé, consulte um profissional de saúde como por exemplo um Podólogo/Podologista.
Formato e tamanho                          
As crianças são particularmente difíceis de trabalhar quando se trata da escolha do tamanho, procure lojas onde os pés da criança sejam medidos.
Dedos encolhidos
Os mais novos tendam a encolher os dedos dificultando a confirmação da acomodação, os mais velhos tendem a por a moda à frente da funcionalidade dizendo que o tamanho está bem (quando não está), só para levarem o sapato que mais gostam. Outra dificuldade é o fato dos seus pés estarem a crescer, e os pais sabendo disso, tendem a comprar sapatos demasiado grandes para permitir ao pé crescer e ao sapato durar  mais tempo.


Devemos verificar se os dedos não ficam curvados dentro dos sapatos, o que causará desconforto e também impedirá o fortalecimento dos pés da criança, pois não poderá mover os dedos. Além do espaço na caixa dos dedos devemos verificar se os pés da criança assentam sem sair na parte mais larga do sapato e que o pé não escorrega no calcanhar. Devemos sempre fazer com que a criança fique de pé para verificar a acomodação.
Por vezes os pais tendem a comprar sapatos muito grandes aos filhos para compensar o crescimento, isto não é recomendado uma vez que poderá trazer lesões e desalinhamento no desenvolvimento dos pé e pernas da criança

Conselhos de acomodação:
* Os pés de uma criança devem ser medidos cada 3 meses (assegurando desta forma a confirmação da necessidade de sapatos novos).
* Uma acomodação correta significa que deve existir um espaço igual à largura do polegar da criança entre a extremidade do sapato e o final do dedo do pé mais longo.
* O pé das crianças é direito junto do arco medial, assim o sapato deve ser o mais reto possível junto da arcada medial (interna).
* O contraforte deve ser forte e estável de forma a evitar movimentos mediais/laterais.
* Os sapatos devem ser flexíveis na zona metatársica (maça do pé), onde o pé flecte. Os sapatos não devem fletir aonde o pé não flete (exemplo: na área da arcada).
* Certifique-se de que os sapatos apresentam caixas dos dedos arredondadas para permitir aos dedos que se movam livremente.
* Os sapatos não devem necessitar de "moldar ao pé. Se o vendedor lhe mencionar isso o melhor é procurar uma loja com um vendedor especializado.
* Uma palmilha absorvente é útil, porque o pé pode suar muito – as crianças são muito ativas!

As crianças procuram sapatos de uma determinada marca, bonitos e com inovações tecnológicas, enquanto os pais tendem a comprar sapatos clássicos tendo maior atenção ao preço.
Para crianças que pratiquem desporto as necessidades são tão ou mais importantes que as de um atleta adulto. Um pé em crescimento, com os ossos em desenvolvimento necessita de apoio e estabilidade, tendo isto em mente é necessário conhecer todos os sapatos de criança.
A categoria criança é um termo mal atribuído pois esta categoria engloba; infantil, júnior, ténis, basquetebol, futebol, crosstrainning, etc., é importante lembrar que alguns sapatos de criança são miniaturas dos sapatos de adultos, possuindo as mesmas características que estes.
Só a preocupação pelo preço impede que os sapatos de criança sejam tão técnicos como os de adulto no entanto, os fabricantes estão cada vez mais a desenhar sapatos de criança com características semelhantes ás dos sapatos de adulto.
As crianças são particularmente difíceis de trabalhar quando se trata da escolha do tamanho. Os mais novos tendam a encolher os dedos dificultando a confirmação da acomodação, os mais velhos tendem a por a moda à frente da funcionalidade dizendo que o tamanho está bem (quando não está), só para levarem o sapato que mais gostam. Outra dificuldade é o fato dos seus pés estarem a crescer, e os pais sabendo disso, tendem a comprar sapatos demasiado grandes para permitir ao pé crescer e ao sapato durar  mais tempo.
Acomodar crianças
Acomodar crianças é diferente de acomodar adultos na medida em que os pés da criança ainda não estão completamente desenvolvidos, por exemplo em alguns casos  a arcada do pé não está ainda desenvolvida.
Isto não significa que a criança possui pés rasos, isto apenas acontece porque à medida que o pé se desenvolve os 26 ossos começam a desenvolver  gradualmente para o lado medial criando a arcada longitudinal. A arcada aparece quando o tecido gordo começa lentamente a desaparecer, este tipo de informação é particularmente útil para os pais, evitando por vezes medos relativamente aos seus filhos.
O espaço na caixa dos dedos também é importante na acomodação de crianças.
Ao verificar o comprimento certo para crianças não devemos utilizar o nosso polegar como referência uma vez que a folga ideal será igual à largura da unha do polegar da criança.
Quando uma família  compra sapatos para crianças deve ter em mente que os tipos de pés e problemas com eles relacionados são por vezes hereditários.
Durante os dois primeiros dois anos de vida os pés da criança são menos definidos, possuem mais cartilagem e tecido do que osso, que só começará  o seu processo de ossificação mais tarde. No entanto, é já nesta idade que a criança começa a caminhar, desenvolvendo o seu ciclo biomecânico, pelo que necessita maior atenção relativamente à acomodação.
Devemos verificar se os dedos não ficam curvados dentro dos sapatos, o que causará desconforto e também impedirá o fortalecimento dos pés da criança, pois não poderá mover os dedos. Além do espaço na caixa dos dedos devemos verificar se os pés da criança assentam sem sair na parte mais larga do sapato e que o pé não escorrega no calcanhar.
Devemos sempre fazer com que a criança fique de pé para verificar a acomodação.
Por vezes os pais tendem a comprar sapatos muito grandes aos filhos para compensar o crescimento, isto não é recomendado uma vez que poderá trazer lesões e desalinhamento no desenvolvimento dos pés e pernas da criança.
Generalidades
Conselhos da "American Podiatry Association" (associação dos podologistas/podólogos (Brasil) norte americanos):
Não colocar os cobertores em cima dos pés das crianças na cama, limita-lhes os movimentos e pode retardar o desenvolvimento natural.
Quando começarem a caminhar as crianças deverão ter uma consulta com um podólogo/podologista.
Verifique o tamanho dos sapatos constantemente  certificando-se que possuem o suficiente para crescer, e procure desgastes anormais nos sapatos.
Evite passar sapatos de uma criança para outra pois poderão estar viciados (modificados pelo padrão de desgaste da criança), e cada pé precisa de acomodação específica.
Observe o seu filho a caminhar, se apontar os dedos para dentro, fora, tocar com os joelhos ou qualquer outro tipo de anomalia deverá ser verificada por um especialista.
Cuidado na administração de medicação para fungos ou bolhas nos pés.
A medicação forte poderá queimar ou magoar a pele.
Como comprar calçado para uma criança:
Procure que os pés do seu filho sejam medidos em comprimento e largura, por um especialista (www.brannock.com)(http://www.shoefitters-uk.org/)( www.kinderfuesse.com/English/plus12.htm)
Um par de sapatos deve possuir uma folga igual à largura da unha do dedo polegar da criança.
Evite calçado sem atacadores, o calçado deve possuir velcros ou cordões/atacadores, só desta forma se consegue ajustar a pressão, evitando calçado demasiado justo ao pé.
Evite calçado com salto alto, o pé deve estar posicionado o mais natural possível (como se a criança estivesse descalça).
Procure calçado com uma sola flexível e estável, como por exemplo borracha ou espuma, os sapatos devem ser flexíveis na zona metatársica (maça do pé), onde o pé flecte. Os sapatos não devem fletir aonde o pé não flete (exemplo: na área da arcada).
A caixa dos dedos deve ser redonda e possuir espaço suficiente para que a criança consiga mexer todos os dedos livremente.
Os pés de uma criança devem ser medidos cada 3 meses (assegurando desta forma a confirmação da necessidade de sapatos novos)
O pé das crianças é direito (formato em "V" ), assim o sapato deve ser o mais reto possível junto da arcada medial (interna).
O contraforte deve ser forte e estável de forma a evitar movimentos mediais/laterais
Os sapatos não devem necessitar de "moldar ao pé. Se o vendedor lhe mencionar isso o melhor é procurar uma loja com um vendedor especializado.
O desenvolvimento do pé do pé infantil;
Os pés de uma criança crescem rapidamente durante o primeiro ano, alcançando quase metade do seu tamanho em adulto estima-se que durante os primeiros 10 anos da vida de uma criança os seus pés cresçam em média 34 tamanhos. Este crescimento não é constante, ocorre de forma irregular.
As arcadas dos pés de uma criança nem sempre se distinguem, isto não significa que a criança possua pé raso, esta aparência é devido ao aspeto “carnudo” do pé das crianças.
Ao longo do processo de desenvolvimento do pé da criança os ossos começam a desenvolver a base da arcada longitudinal, a arcada será distinguível à medida que o tecido gordo do pé, gradualmente se dissipa.
Durante os primeiros dois anos o pé da criança não está completamente definido, apresentando mais cartilagem e pele do que ossos, o processo de ossificação tardará alguns anos.
A Puberdade:
Os anos de puberdade são muito importantes para o desenvolvimento dos pés, é durante esta fase que os pés da criança crescem a um ritmo mais acelerado, apenas comparável aos primeiros dois anos de vida.
O ritmo de crescimento normal varia entre 2,5 cm a 5 cm por ano, durante a puberdade (que normalmente começa entre os 8 e os 13 anos de idade), o pé adolescente pode crescer de 2,5 cm a 15 cm por ano.
Tome nota:
O crescimento dos pés das crianças não é progressivo, mas sim irregular, se uma criança hoje calça o 27, não significa que o tamanho que vai calçar em seguida é o 28, poderá calçar dois ou mais tamanhos acima, este detalhe é importante especialmente para os pais que costumam comprar calçado para os filhos nas épocas de descontos."

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