Porque os pássaros sentam no fio elétrico e não tomam choque mamãe?
Meu filho me fez essa pergunta desafiadora e eu tentei responder de uma forma que ele entendesse. Mas primeiro, tive eu que relembrar as aulas de física...
Você se lembra como uma pilha consegue fazer a lâmpada acender?
Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br |
Ao encostar a parte (+) da pilha na parte de baixo da lâmpada você forma um circuito elétrico fechado e a lâmpada acende. Quando desencosta a parte de baixo da lâmpada o circuito é aberto e a lâmpada apaga.
O lado (+) da pilha tem falta de elétrons e o lado (-) tem excesso. Assim, existe uma diferença de cargas elétricas que gera um movimento, um fluxo de elétrons de onde tem para onde falta, na tentativa de equilibrar a energia dos dois lados. Esse movimento de elétrons de forma ordenada é o que se chama corrente elétrica.
Para haver condução de energia, a corrente elétrica tem que entrar por um local e sair por outro, com diferença de potencial entre os dois pontos. Então, quando o pássaro se apoia no fio elétrico do poste, ele coloca as duas patas e a energia entra mas não sai para outro local, pois geralmente ele se apoia somente no fio, sem encostar em nenhum outro objeto (como no poste ou em outro fio).
Assim, não há diferença de potencial entre ele e outro corpo, não havendo descarga elétrica. Mas se ele encostar em qualquer outro objeto, a diferença de potencial vai fazer com que a energia que entra no pássaro saia dele e ele receberá um choque e cairá do fio do poste. Isso ocorre mais com pássaros que tem asas maiores e acabam encostando em outros fios.
Comentários
Postar um comentário