Agrotóxico no leite materno - a alimentação é uma das principais vias de exposição
A repórter Manuela Azenha esteve em Cuiabá, Mato Grosso, onde assistiu à defesa de tese da pesquisadora Danielly Palma, que pesquisou o impacto dos agrotóxicos em mães que estavam amamentando na cidade de Lucas do Rio Verde - GO.
Foram examinadas amostras de leite coletadas de 62 nutrizes que estavam amamentando seus bebês da segunda à oitava semana de nascidos. Dez substâncias foram determinadas e a pesquisa revelou que 100% das amostras indicam a contaminação do leite por pelo menos um agrotóxico. Em todas as mães foram encontrados resíduos de DDE, um metabólico do DDT, agrotóxico proibido no Brasil há mais de dez anos. Dos resíduos encontrados, a maioria são organoclorados, substâncias de alta toxicidade, capacidade de dispersão e resistência tanto no ambiente quanto no corpo humano.
"Todas essas substâncias tem o potencial de causar má formação fetal, indução ao aborto, desregulamento do sistema endócrino — que é o sistema que controla todos os hormônios do corpo — então pode induzir a vários distúrbios. Podem causar câncer, também. Esses são os piores problemas.", disse a pesquisadora na entrevista. Segundo ela a alimentação é uma das principais vias de exposição, e algumas substâncias encontradas no leite estão relacionadas a agrotóxicos proibidos há mais de dez anos, porque estes permanecem no nosso organismo por longos períodos.
No dia seguinte à defesa de sua tese, Danielly concedeu uma entrevista ao Viomundo. Leia a transcrição da entrevista na íntegra no Blog do "Centro de Estudos Ambientais".
A aluna do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Danielly Cristina de Andrade Palma, defendeu no último dia 15 de março de 2011 a dissertação “Agrotóxico em leite materno de mães residentes em Lucas do Rio verde – MT”. A defesa foi às 16h, na sala 18 do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) – CCBSIII. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor Wanderlei Antonio Pignati.
Comentários
Postar um comentário